Na aula passada estudamos as teorias da comunicação e um pouco da história do rádio. Vimos as diferenças entre os meios de comunicação e estudamos a programação de algumas rádios. Na segunda parte da aula cada um fez a programação da sua rádio.
Hoje, vamos fazer uma revisão dos conceitos que já vimos. É importante ter esses conceitos solidificados para que no final vocês se sintam confiantes e traquilos para elaborar a sua rádio.
TAREFAS DO DIA:
- Revisão dos Conceitos
- Conhecendo um programa de rádio
- Elaboração e Gravação de Entrevista Individual
- Captação de Som
- Como fazer uma boa entrevista
- Elaboração de Chamadas de Vinhetas
- Trabalho em Grupo
1. CONHECENDO UM PROGRAMA DE RÁDIO
http://www.youtube.com/watch?v=cN5xHR0uKKg
Quais são as característicaS? Como ele é feito?
2. ELABORAÇÃO E GRAVAÇÃO DE ENTREVISTA
A entrevista é um meio muito utilizado, tanto nos telejornais quanto em situações amadoras.
Para começar, é importante entender que existem três encargos que são responsáveis para a realização de uma entrevista: o entrevistador, o entrevistado e a equipe técnica.
O entrevistador antes de começar o seu trabalho precisa ter uma conversa com o entrevistado, informando que o objetivo da entrevista é mostrá-lo ao público como uma pessoa natural e lembrá-lo de falar de forma que atinja todo tipo de público. Lembrá-lo também que a entrevista pode ser gravada de novo, para melhor resultado.
Além desse papel, o entrevistador deve se preocupar com as perguntas. Fazer uma pauta é o inicio mais adequado, inserindo questões que comecem com “o que, quem, quando, onde, porque, ou como”. No mais, é valido incluir questões suplementares e imaginar as possíveis respostas das questões propostas; evitando questões sentimentais, longas, muito genéricas e com duplos sentidos.
Outro item responsável pela qualidade da entrevista são as técnicas de gravação. A gravação desse ser sem ruídos e ter um som claro e audível. Em suma, uma boa entrevista se resume em pesquisa do assunto, planejamento, atenção e dedicação. Além disso, em tudo que viermos a fazer precisamos dar o nosso melhor, pois só assim teremos o verdadeiro sucesso.
3. CAPTAÇÃO DE SOM
Para termos um som claro de entrevista, contos, narrações, músicas e locuções é necessário que o radialista posicione bem seu gravador e sempre o teste para conferir se a gravação está senod feito em boa qualidade.
4. - Elaboração de Chamadas de Vinhetas
O que é uma chamada?
O que é uma vinheta?
Digite vinheta no youtube, veja algumas e tente adivinhar o que é um vinheta e qual sua diferença para chamada.
5. TRABALHO EM GRUPO
Juntos pensem em um programa de rádio. Seguindo os passos que já trabalhamos anteriormente, elaborem a pauta e o assunto desse programa e gravem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário